mercado cripto, podcast, talkenização, retrospectiva

Talkenização #013: Mercado Cripto: retrospectiva 2021 e expectativas para 2022

calendar_month 08/02/2022

A nova temporada do nosso podcast, o Talkenização, vem com muita novidade por aí, começando pela estreia da nossa nova apresentadora, Flávia Jabur. E, no episódio de estreia, ela convida Felipe Escudero, do canal BitNada, para fazerem uma retrospectiva do mercado cripto em 2021 e quais são as expectativas para esse ano.

Como foi o ano de 2021 para o mercado cripto?

O ano de 2021 para o mercado cripto já começou pegando fogo, com o Bitcoin atingindo patamares nunca antes vistos, para a felicidade dos entusiastas da criptomoeda e das pessoas que estão inseridas no mundo dos investimentos cripto. 

Esse crescimento, que começou com o atingimento do topo histórico em dezembro de 2020, foi um alívio, uma vez que, com o início da pandemia, não só o mercado cripto, mas diversos outros setores derreteram

Além disso, com Elon Musk, através da Tesla, comprando parte do patrimônio da sua empresa em Bitcoins, ficou cada vez mais claro que cripto é o futuro, que grandes players do mercado tradicional estão apostando alto nessa tecnologia e que não é uma tendência passageira.

Outro grande destaque do mercado cripto no primeiro semestre do ano foi El Salvador sendo o primeiro país no mundo a aceitar o Bitcoin como moeda legal em seu território, permitindo que a criptomoeda fosse transacionada sem encargos e sem ganho de capital.

É curioso observar que, em El Salvador, 70% da população são desbancarizadas, não tendo cartões de crédito, contas em bancos e estando à margem do sistema financeiro. Com a entrada do Bitcoin, essas pessoas podem fazer parte da economia apenas com o uso de aplicativos no celular.

Para além do Bitcoin, outros destaques de 2021 foram os NFTs, os DeFi, jogos play-to-earn e diversos outros tipos de criptoativos.

E o que o ano de 2022 guarda para o mercado?

Apesar de o ano de 2022 não ser necessariamente o que trará grandes inovações, veremos muito o fortalecimento do que já veio crescendo em 2021. Entretanto, uma grande expectativa para esse ano é a criação de Blockchains exclusivas para a criação de Smart Contracts.

Sobre o metaverso, apesar de ser um assunto que está na boca de muitas pessoas e empresas grandes estão buscando seus espaços, o futuro dele ainda é uma incógnita, principalmente por estar no início. Mas pode ter certeza que é algo que irá ganhar cada vez mais espaço em 2022!

Outra grande tendência é a transparência cada vez maior. As pessoas não querem mais corretoras, empresas e aplicativos que não escondem dados, para que seja possível saber onde e quanto vale o seu dinheiro.

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

 

Outros artigos

Como o controle e a segurança variam entre os tipos de blockchain? | Gustavo Sanches e Samuel Venzi

Samuel Venzi (CTO da GoLedger) e Gustavo Sanches (CIO da GoLedger) explicam as diferenças entre as blockchains públicas, privadas, permissionadas...

30/08/2024

Saiba mais
O que é Fluxo de Caixa, Como funciona o Fluxo de Caixa, Por que o Fluxo de Caixa é importante para as empresas, Diferença entre Fluxo de Caixa e Controle de Caixa, Como analisar o Fluxo de Caixa de uma empresa ao longo do tempo, Tipos de Fluxo de Caixa, Como aplicar o Fluxo de Caixa na gestão financeira

Fluxo de caixa: o que é, para que serve e como aplicar?

O fluxo de caixa é um dos principais pilares na gestão financeira de uma empresa.  Entender o que ele é, como funciona, e como aplicá-lo...

19/08/2024

Saiba mais

Como blockchain e tokenização eliminam ineficiências do mercado? | Marcelo Urbano

Marcelo Urbano (Sócio Fundador e Diretor de Investimentos na Augme Capital), discute as ineficiências do mercado financeiro e fala sobre como a...

16/08/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.