criptoativos, como criar criptoativos, como criar tokens, como criar criptomoedas, tokenização, criptomoedas

Criptoativos: saiba como criá-los!

calendar_month 02/12/2021

Tokens, criptomoedas, stablecoins… você já deve ter ouvido falar em alguns desses termos. O mercado de criptoativos vem ganhando cada vez mais espaço ao redor do mundo e diversas pessoas querem fazer parte dele.

Neste artigo, iremos falar mais sobre como criar seu criptoativo e se vale a pena fazer tudo por conta própria ou contratar empresas especializadas.

Boa leitura!

Como criar seus criptoativos?

Antes de dar os primeiros passos, é importante entender alguns pontos. Primeiramente, é necessário que o seu criptoativo, seja ele uma criptomoeda, um token ou outro tipo, tenha algum propósito. Não crie criptoativos apenas por criar. É a receita perfeita para o fracasso. Ele precisa agregar valor ao mundo.

Além disso, é necessário que você ganhe a confiança das pessoas, criando uma “comunidade” que possa ter interesse em seus criptoativos. Esse ponto é essencial e precisa da sua atenção, uma vez que criar e manter uma comunidade de criptoativos é uma tarefa árdua.

E a parte mais importante, caso você queira criar seus criptoativos por conta própria: é necessário ter conhecimento de programação e segurança cripto, para garantir que nem você nem quem comprar seus criptoativos seja prejudicado.

Se você está de acordo com essas condições, pode começar a dar os primeiros passos.

Como começar?

Existem duas maneiras principais de criar um criptoativo: através da criação da sua própria Blockchain ou utilizando redes já existentes, como é o caso da rede Ethereum, por exemplo.

O primeiro tópico que precisa ser decidido é se você criará um token ou uma criptomoeda. A diferença entre eles é que uma criptomoeda precisa de uma Blockchain exclusiva para ser criada, enquanto o token pode ser criado em uma Blockchain já existente.

Caso tenha ficado confuso, vamos explicar de forma mais simples: podem existir milhares de tokens diferentes construídos em uma Blockchain, enquanto, com as criptomoedas, só pode haver uma única moeda por Blockchain.

Token ou Criptomoeda: qual escolher?

Cada um desses criptoativos possui diversas vantagens e desvantagens. Por isso, é preciso ponderar bastante no momento da escolha, pois é o tipo de criptoativo que irá determinar praticamente todo o seu projeto, principalmente a quantidade de dinheiro necessária para realizar o investimento.

Tenha em mente que aprender a criar uma criptomoeda, que necessita da construção de uma Blockchain do zero, pode ser um processo muito caro e levar muito tempo. Além disso, você também pode precisar de uma equipe poderosa de desenvolvedores, mesmo tendo o conhecimento necessário.

Caso você não precise de uma Blockchain própria, pode otimizar tempo e dinheiro e criar um token. Assim, ao invés de gastar para construir uma Blockchain exclusiva, pode apenas criar um aplicativo (dApp/aplicativo descentralizado) que seja executado em uma já existente, como a rede Ethereum.

Claro que a criação do token e do aplicativo ainda necessita de bastante tempo, dinheiro e uma boa equipe, mas pode ser bem mais fácil e barato do que criar uma criptomoeda e construir uma Blockchain do zero.

Vale a pena contratar empresas especializadas para criar seus criptoativos?

Se você tem ativos que podem ser tokenizados e quer criar seus tokens, vale muito a pena contratar empresas especializadas em tokenização para realizar o processo. Assim, você pode poupar tempo, dinheiro e dor de cabeça, uma vez que as empresas contam com profissionais e tecnologia voltados exclusivamente para fazer a tokenização acontecer.

A Liqi, por exemplo, pode ser a sua parceira na criação dos tokens que você desejar. Utilizando a mais alta tecnologia em Blockchain, a Liqi, como o seu nome já sinaliza, oferece grande liquidez para todas as formas de ativos, alavancando negócios e gerando oportunidades vantajosas.

Para tornar isso possível, usamos a tecnologia dos Smart Contracts, ou os contratos inteligentes, que integram:

  • a tecnologia Blockchain;
  • códigos de computador;
  • programas autoexecutáveis de forma descentralizada.

Assim, é possível criar um protocolo de transação. Este protocolo garante a execução dos termos do contrato, sempre considerando que cada uma das partes irá cumprir a sua obrigação. Dessa maneira, forma-se um vínculo jurídico entre elas.

Tudo isso de forma automática, seguindo um roteiro pré-estabelecido, no qual cada próxima tarefa a ser cumprida é executada após a verificação e o encadeamento da anterior.

Para você, que deseja criar tokens, o processo de tokenização possibilita captar recursos sem perder a autonomia, com maior liquidez, gerando novas oportunidades de negócios, além de facilitar o apoio financeiro a projetos com potencial de consolidação e a expansão de novos negócios.

O futuro dos tokens e de todos os outros criptoativos é extremamente promissor. Eles ganham, a cada dia, mais adesão do mercado, tanto dos entusiastas quanto do mercado tradicional. É a verdadeira democratização dos investimentos!

Diante deste futuro disruptivo, a Liqi procura avançar cada vez mais no que há de mais moderno no mercado, dando condições para que você seja o protagonista de seu sucesso financeiro.

Embarque conosco e seja Liqi!

Encontre a gente em todos os canais:

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.