Qual a diferença entre criptomoeda e token?
calendar_month 12/04/2021
É importante entender a diferença entre criptomoeda e token, termos que muitas pessoas confundem, mas que apresentam distinções fundamentais.
Quando criou o Bitcoin e a Blockchain (2009), Satoshi Nakamoto nunca imaginou que sua invenção revolucionaria a economia mundial.
Um sistema de transação ponto a ponto que funciona de forma totalmente transparente e descentralizada que fez surgir outras inúmeras aplicações.
As criptomoedas foram as primeiras aplicações da blockchain e algumas destas moedas permitiram a criação dos tokens indexados em lastro de ativos reais.
Com a tendência deste mercado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que são criptomoedas e como se separam dos tokens de ativos.
De maneira geral, criptomoedas são nativas em seu próprio blockchain e os tokens foram construídos em cima de um blockchain que já existe.
Para que tudo fique muito simples, preparamos este texto!
E tudo começa no entendimento do que são ativos digitais.
O que são ativos digitais?
Por mais próximos que estejam, ativos digitais, criptomoedas e tokens se diferenciam em diversos pontos.
De forma geral, um ativo digital é um ativo não tangível que é criado, negociado e armazenado de forma digital.
Criptomoedas e tokens são subcategorias específicas de ativos digitais que utilizam técnicas avançadas de criptografia para:
- certificar a autenticidade desses ativos
- eliminar a possibilidade de falsificação ou gasto duplo.
Tanto os tokens quanto as criptomoedas são criptoativos que, por sua vez, fazem parte do grupo de ativos digitais.
Sabendo disso, o próximo passo é entender o que são criptomoedas.
O que são criptomoedas?
As criptomoedas são ativos nativos de uma rede blockchain que podem ser utilizadas como um meio para transações e para armazenamento de valor.
Elas são descentralizadas, ou seja, são emitidas diretamente pelo protocolo blockchain em que são executadas, não por bancos ou governos específicos.
Em muitos casos, as criptomoedas não são usadas apenas para pagar taxas de transação na rede, mas também para incentivar os usuários a manter a rede da criptomoeda segura.
Mas, então, o que é token?
O que é token?
Tokens são basicamente unidades de valor que organizações ou projetos baseados em blockchain desenvolvem em cima de redes blockchain existentes.
Embora muitas vezes compartilhem compatibilidade profunda com as criptomoedas dessa rede, eles são uma classe de ativo digital totalmente diferente.
As criptomoedas são o ativo nativo de um protocolo de blockchain específico, enquanto os tokens são criados por plataformas que se baseiam nesses blockchains.
Por exemplo, o token nativo da cadeia de blocos Ethereum é o ether (ETH). Mas por mais que o ether seja a criptomoeda nativa do Ethereum, há muitos outros tokens diferentes que também utilizam o blockchain Ethereum.
Esses tokens podem servir a uma infinidade de propósitos diferentes.
Podem ser usados para recompensar os usuários com taxas e vantagens, um pequeno pedaço do direito de um ativo que poderá se valorizar, participação em empresas e acesso a serviços específicos.
Agora que você já conhece todas essas classificações, fica muito mais fácil entender qual a diferença entre criptomoeda e token!
Qual é a diferença entre criptomoeda e token?
Basicamente uma criptomoeda é nativa e funciona em sua própria rede blockchain, enquanto o token funciona na rede blockchain de uma criptomoeda.
Por exemplo, o Bitcoin opera e funciona no blockchain do Bitcoin, Ether opera e funciona no blockchain Ethereum, Solana(SOL) opera e funciona no blockchain Solana.
Os tokens, por sua vez, são criados em blockchain existentes.
Na verdade, graças à criação e facilitação de Smart Contracts, a plataforma blockchain mais comum para a criação de tokens é a Ethereum.
Uma curiosidade é que os tokens construídos na plataforma Ethereum são conhecidos como tokens ERC-20.
Agora você já entende a diferença entre criptomoeda e token. Quer experimentar os tokens na prática?
Quer saber ainda mais sobre o assunto? Siga a Liqi nas redes sociais!
➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr
➜ YouTube: https://www.youtube.com/@LiqiDigitalAssets
➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqidigitalassets
➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr
➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr
➜ Newsletter semanal: https://lps.liqi.com.br/newsletter
Outros artigos
O que é oráculo e como aprimora a tokenização de investimentos? | Luciano Juvinski
Luciano Juvinski (Fundador da Fact Finance) explora o papel fundamental dos oráculos na integração entre o mundo off-chain e a blockchain, além...
11/10/2024
Saiba maisCertificados de Recebíveis: o que são, quais as vantagens e o que muda com a tokenização
No cenário de investimentos e captação de recursos, os certificados de recebíveis surgem como uma alternativa eficiente para gerar liquidez e...
10/10/2024
Saiba maisCRAs e CRIs: como funcionam e que empresas podem captar? | Gabriel Lopes
Gabriel Lopes (Head de Originação e Dsitribuição da VERT Capital) discute os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e os Certificados...
30/09/2024
Saiba maisSaiba das novidades cripto antes de todo mundo!
Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.