investimentos, investimentos cripto, finanças comportamentais, criptoativos

Finanças comportamentais e investimentos cripto

calendar_month 07/04/2022

Investir em cripto é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos últimos anos. Entretanto, muitas pessoas acabam metendo os pés pelas mãos na ansiedade de ganhar dinheiro logo e não pensam antes de realizarem seus investimentos.

Neste artigo, você irá saber mais sobre as finanças comportamentais e como podem ser aplicadas nos investimentos cripto.

O que são finanças comportamentais?

Quando pensamos na forma como tomamos decisões relacionadas ao nosso dinheiro ou como nos comportamos – economicamente falando -, é aí que entram o que conhecemos como finanças comportamentais.

Podemos entender as finanças comportamentais como o campo de estudo que se dedica a entender as ligações existentes entre a psicologia e a economia. Através delas, é possível entender melhor a forma como as pessoas tomam decisões no setor financeiro da vida, analisando diversos aspectos, como influências cognitivas, sociais e emocionais baseadas em comportamentos econômicos.

Os estudos na área de finanças comportamentais surgiu quando alguns pesquisadores notaram que o comportamento humano no setor das finanças não era explicado apenas racionalmente.

Por exemplo: enquanto a lógica da economia tradicional é a de gastar menos do que se ganha para criar uma reserva de capital, as finanças comportamentais buscam entender os motivos pelo qual a maioria das pessoas não consegue criar essa reserva.

Se você observar, é bastante comum as pessoas gastarem mais do que ganham, não cumprindo prazos de pagamento, gerando dívidas e perdendo o controle financeiro. Nesse caso, as finanças comportamentais ajudariam a buscar um entendimento sobre por que isso ocorre e encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção na hora de gerenciar as finanças.

Como aplicar esse conceito em investimentos cripto?

Como dissemos no começo deste artigo, investir em cripto requer muito estudo e atenção, para que erros não sejam cometidos e você sofra com grandes perdas. Até mesmo em momentos de crise, é possível sair “ileso” se souber como investir da melhor forma.

Conforme você vai estudando e aprendendo com o mercado e com a forma de cuidar das suas finanças, consegue entender quais as melhores estratégias para o seu perfil de investidor. Esse aprendizado nunca acaba, uma vez que o mercado cripto se transforma constantemente. Pode ter certeza que o seu perfil no momento que entra no mercado será totalmente diferente daquele quando possuir anos de experiência.

Existem investidores que pensam a longo prazo, existem aqueles que gostam de arriscar em investimentos de curto prazo… Vai depender da sua tolerância a riscos. O importante é não abandonar a sua estratégia por influências externas, desde que ela faça sentido, e realizar ajustes necessários ao longo do caminho!

Cuidar do emocional é essencial quando você considera entrar no mercado cripto. É preciso, em muitos momentos, segurar as emoções e agir com a razão para lidar com a volatilidade, ganhos, perdas e outros acontecimentos.

Não dá pra prever como o mercado irá agir, mas, quando você conhece melhor o funcionamento dele, estará preparado para lidar com os altos e baixos e tirar o melhor disso!

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto?

Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr/

➜ YouTube: https://www.youtube.com/@LiqiDigitalAssets/

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqidigitalassets/

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Newsletter: https://www.liqi.com.br/newsletter

Aproveite para conhecer o SITE da Liqi: https://www.liqi.com.br/

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.