investimentos, day trade, swing trade, position trade, criptoativos

Investimentos: saiba a diferença entre Day Trade, Swing Trade e Position Trade

calendar_month 24/03/2022

Existem diversos termos do mercado tradicional e cripto que precisam ser entendidos caso você esteja pronto para entrar de cabeça no mundo dos investimentos.

Inclusive, se você já está se inteirando sobre esse universo, deve ter esbarrado nesses termos: Day Trade, Swing Trade e Position Trade. Mas já parou para se perguntar sobre a diferença entre eles?

É isso que responderemos ao longo deste artigo. Boa leitura!

Qual o papel do trader no mundo dos investimentos?

Vamos começar definindo um ponto em comum entre essas estratégias do mercado: o trader. Ele é aquele profissional que está comprando ou vendendo seus ativos em bolsas de valores ou no mercado cripto. Day Trade, Swing Trade e Position Trade são as estratégias utilizadas pelo trader para realizar seus negócios.

Day Trade

Day Trade é aquela operação de compra e venda que dura apenas um dia. É um tipo de estratégia que exige atenção total do trader, além de um conhecimento avançado de como o mercado funciona. Isso porque é preciso estar atento o tempo inteiro às movimentações dele, uma vez que o trader faz diversas negociações ao longo do dia e ganha o lucro no volume.

Swing Trade

Diferente da primeira estratégia, Swing Trade é aquela em que as negociações duram mais do que apenas um único dia, normalmente levando semanas. Quando o trader escolhe esse tipo de operação, tem a oportunidade de acompanhar com mais calma as movimentações do mercado e pensar em maneiras de negociar que contem com um pouco mais de segurança do que o Day Trade.

Position Trade

Quando o trader opta por esse tipo de estratégia, está pensando em uma maneira mais prolongada de realizar negócios, focando no longo prazo, podendo levar meses e até anos para obter os resultados desejados. Nesse modelo de operar, o trader compra suas ações ou criptoativos sem levar como prioridade uma data para vendê-los.

Cada uma dessas três estratégias de trading possuem suas vantagens e desvantagens e englobam o tempo de liquidez, os riscos envolvidos e os ganhos a curto e longo prazo. Você irá escolher aquela que combine melhor com seu perfil de investidor, mas pode ir trocando entre elas de acordo com o seu tempo e conhecimento de mercado. Não existem regras!

Quais fatores influenciam na cotação dos criptoativos?

Como já falamos anteriormente, os criptoativos – principalmente as criptomoedas – são extremamente voláteis. E existem alguns fatores que influenciam na cotação deles. Falaremos sobre eles a seguir.

Podemos mencionar, primeiramente, um fator que é extremamente importante quando pensamos no mercado cripto, que é a procura pelas moedas. A lógica é simples: quanto maior for a procura para comprá-las, maior será o valor delas. No caminho contrário, com a menor demanda, o valor diminui. É a lei da oferta e procura, um conceito que surgiu bem antes dos criptoativos, mas que se aplica perfeitamente a eles.

Além da oferta e da procura, outro fator que afeta a cotação dos criptoativos é a mídia. Isso porque as notícias veiculadas em jornais e portais de notícias podem – e provavelmente vão – afetar positivamente ou negativamente a cotação das moedas, assim como já fizeram no mercado tradicional há décadas.

Agora, pensando no Brasil, talvez um dos fatores mais importantes que afetem a cotação dos criptoativos é o dólar, que influencia diretamente no valor do Bitcoin, a principal criptomoeda do mercado. Isso acontece porque a moeda americana é utilizada como base para o preço do Bitcoin ao redor do globo.

Com o surgimento dos criptoativos, as formas de realizar investimentos se tornaram bem mais amplas e democráticas. Hoje em dia, para que você possa realizar bons investimentos, não precisa ter um grande patrimônio, um negócio multimilionário, ganhar na loteria ou ter uma herança. Dentro das possibilidades de cada perfil de investidor, todos podem fazer parte do mundo dos investimentos!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização, dos criptoativos e investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.