investimentos, investimento, mundo dos investimentos, universo dos investimentos, tokenização, criptoativos

Investimentos: por que entrar de cabeça neste universo?

calendar_month 07/10/2021

Falamos bastante aqui no blog como a tokenização trouxe a democratização dos investimentos, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao mercado.

Mas a pergunta que fica é: por que entrar de cabeça no universo dos investimentos? A gente responde neste artigo.

Boa leitura!

Por que realizar investimentos?

É claro que podemos ser influenciados pelo meio em que vivemos, com diversas pessoas nos bombardeando por todos os lados e dizendo sempre que é necessário investir, poupar, construir patrimônios…

Mas, antes de sequer considerar investir seu dinheiro, você precisa se perguntar para que vai aplicá-lo. Pare e reflita.

Ter um objetivo é o primeiro passo para que você faça investimentos bem-sucedidos. Assim, é possível realizar uma análise da sua situação financeira atual e fazer um bom planejamento.

Como dar os primeiros passos no mundo dos investimentos?

Passe um pente fino e anote tudo o que você tiver, como bens (automóveis, imóveis, etc.), capital (quanto de dinheiro tem disponível), as suas despesas e dívidas (prestações, cartões de crédito, contas, etc.) e absolutamente tudo que seja importante para os investimentos.

Essa análise minuciosa é essencial para que, quando os investimentos forem realizados, você não seja prejudicado ao utilizar dinheiro que poderia fazer falta.

No mercado financeiro, o que você possui é chamado de ativo e o que você deve, de passivo. Quando você listar tudo, subtraia os passivos dos ativos. Se o resultado final for positivo, você possui um patrimônio líquido positivo. Caso contrário, seu patrimônio líquido está negativo.

Com a relação de todos os seus ativos e compromissos financeiros, você terá uma melhor noção da sua real situação patrimonial e, desta forma, poderá traçar uma meta mais realista para seu patrimônio líquido. Essa meta será a sua “bússola” para orientar os esforços de poupança e investimento.

Quais as vantagens de realizar investimentos?

Quando você consegue poupar dinheiro e investi-lo, torna cada vez mais real a possibilidade de realizar seus sonhos e objetivos no futuro, desde que mantenha os hábitos e realize investimentos adequados. Além disso, com uma quantia de dinheiro bem investida, você pode ter uma tranquilidade financeira maior.

Entretanto, é importante ressaltar que investir é diferente de poupar. Quando você investe, leva o dinheiro poupado para lugares, como, por exemplo, aplicações, que possam render juros ou outra forma de remuneração ou correção.

Poupar e investir são duas atitudes relacionadas. Sem poupar, é muito difícil juntar os recursos necessários para levar adiante os investimentos. Por outro lado, caso você realize um investimento inadequado ao seu perfil de investidor, pode ter prejuízos e, assim, comprometer os recursos poupados.

Não há investimento sem risco!

Quando o investidor está focado em buscar qual o local que promete maior rentabilidade, também precisa levar em conta os riscos de perdas. E nenhum investimento está livre disso!

Importância da segurança financeira

Garantir a segurança financeira é um dos principais objetivos para que as pessoas possam ter mais tranquilidade em relação ao presente e futuro e poder realizar seus projetos de vida, como a compra de um imóvel, uma viagem inesquecível de férias e até mesmo poder usufruir do dia a dia com mais leveza e sem preocupações.

Entretanto, é preciso entender que, com o surgimento dos criptoativos, as formas de realizar investimentos se tornaram bem mais amplas e democráticas.

Hoje em dia, para que você possa realizar bons investimentos, não precisa ter um grande patrimônio, um negócio multimilionário, ganhar na loteria ou ter uma herança. Dentro das possibilidades de cada perfil de investidor, todos podem fazer parte do mundo dos investimentos!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização, dos criptoativos e investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.