o que são investimentos de impacto, blockchain, tokenização, tokens de impacto, token de impacto

Investimentos de impacto: saiba tudo o que rolou na nossa live!

calendar_month 06/08/2021

A tokenização de ativos está transformando o modo como os investimentos são realizados e oferecendo segurança, agilidade, transparência e acessibilidade às transações. Com isso, vemos o surgimento de novas formas de investir e causar uma verdadeira mudança na sociedade, com os investimentos de impacto.

A Liqi e a Gaia Impacto se juntaram para explicar um pouco melhor sobre como os investimentos de impacto podem se beneficiar com os tokens, a evolução do mercado financeiro.

Aqui destacamos tudo o que você precisa saber sobre a live. Boa leitura!

O que aconteceu na live Investimentos de Impacto + Blockchain?

Na nossa live, contamos com a presença de Daniel Coquieri, Felippe Percigo, João Pacífico, e diversos convidados que contaram um pouco mais sobre as experiências com projetos e investimentos que causaram verdadeiros impactos na sociedade e no ambiente.

Explicamos de que maneira os tokens funcionam e como eles podem ser aplicados para trazer a democratização para esses investimentos. Além disso, explicamos o que são os investimentos de impacto em si e como eles têm um papel fundamental na forma de transformar o mundo positivamente.

Também deixamos claro, de uma vez por todas, como a tecnologia da Blockchain pode revolucionar esses investimentos por meio dos tokens e dos Smart Contracts!

Mas, afinal, o que são investimentos de impacto?

Como disse João Pacífico, da Gaia Impacto, os investimentos de impacto são aqueles que atrelam o retorno, o risco e qual o impacto que os investimentos terão na sociedade, no ambiente e no mundo.

“Se você pode investir em algo que vai trazer retorno positivo para a sociedade, que vai trazer uma melhoria para o meio ambiente, o ganho é muito grande!”, disse Pacífico.

Quando o token é agregado aos investimentos de impacto, ele acaba democratizando o acesso das pessoas que buscam, além de investir, trazer algo além para causar um impacto na sociedade.

“Quanto mais a gente colocar o nosso dinheiro em prol de algo maior, em prol do mundo, melhor o mundo vai ficar. E daí todo mundo ganha”, completou Pacífico.

Como nossos convidados puderam mostrar, os investimentos de impacto estão presentes em diversos setores, desde a indústria da moda até a educação de línguas estrangeiras, por exemplo. 

Eles trouxeram exemplos de como, na prática, é possível causar um grande impacto social e ambiental no planeta e lucrar com isso. 

Qual o papel da Blockchain na tokenização desses investimentos?

Apesar do termo “token” ter sido mencionado anteriormente, Daniel Coquieri chegou para explicar qual o papel da Blockchain na tokenização dos investimentos de impacto, Ela nada mais é que a ferramenta essencial para que os tokens de impacto possam existir.

O token na Blockchain nada mais é do que uma representação digital com segurança jurídica daquele ativo ao qual foi investido o dinheiro. Com a Blockchain você pode fragmentar isso, ‘quebrar’ em  milhares de pedacinhos e distribuir para os investidores de forma transparente e auditável. “A Blockchain é o veículo, o caminho”, disse Coquieri.

Com a tokenização dos investimentos de impacto, ocorre a democratização desses investimentos, permitindo que uma pessoa que não possua grandes recursos financeiros disponíveis possa diversificar a sua carteira de investimentos sem gastar muito!

Você pode, inclusive, saber mais sobre os tokens de impacto na página que criamos. Buscamos sempre explicar de forma transparente e acessível tudo o que envolve o universo da tokenização!

Afinal, como disse o nosso convidado Alexandre Prado no final da live: “o conhecimento é o melhor investimento. Estudem, se aprofundem, se conscientizem. Existem muitos investimentos bacanas e é importante saber o impacto que o seu dinheiro causa na nossa sociedade”.

A live está disponível no canal da Liqi e você pode conferir na íntegra como os investimentos de impacto transformam o mundo e de que forma a tokenização pode democratizar esses investimentos. É só clicar aqui!

Além disso, você pode encontrar diversos conteúdos voltados para a tokenização e investimentos aqui no blog ou em nossos outros canais:

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.