Marcação a mercado o que muda e como afeta a renda fixa e como ocorre no Tesouro Direto

O que é marcação a mercado e o que muda pros investimentos em renda fixa?

calendar_month 19/01/2023

O mundo dos investimentos em renda fixa sofreu uma mudança que está fazendo com que os investidores repensem como diversificar as suas carteiras sem precisarem se submeter a grandes riscos: a marcação a mercado.

Neste artigo, você saberá mais sobre as mudanças trazidas pela marcação a mercado e como elas podem afetar a sua carteira de investimentos, além de como diversificá-la da melhor forma possível!

O que é a marcação a mercado?

A renda fixa sempre foi vista como um investimento seguro, uma vez que não trazia a grande volatilidade que outras modalidades possuem, como é o caso das criptomoedas e açõesAté agora!

Em vigor desde o dia 2 de janeiro de 2023 por determinação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a marcação a mercado determina que as instituições passem a apresentar os valores de referência de títulos públicos e privados aos investidores.

Essa nova regra vale para títulos públicos federais (com exceção do Tesouro Direto, que já utiliza a marcação a mercado), debêntures (incentivadas ou não), além de CRIs e CRAs. Entretanto, algumas modalidades de renda fixa ficaram de fora, como as emissões bancárias (CDBs, LFs, LCAs e LCIs), além dos FIDCs.

O objetivo da marcação a mercado é o de refletir os preços mais atualizados dos títulos, baseado nos valores em que esses papéis estão sendo negociados no mercado. De acordo com especialistas, essa nova regra não altera a rentabilidade dos investimentos em renda fixa, mas a forma que o investidor os enxergará em sua carteira.

Essa mudança aumentará a volatilidade dos títulos e dos fundos de renda fixa, mas, como ponto positivo, irá ajudar a evitar que o aplicador tenha surpresas desagradáveis caso decida se desfazer de uma aplicação antes do vencimento dos ativos.

Mas, se você ainda tem receios sobre como o aumento nessa volatilidade irá afetar seus investimentos e busca diversificar sua carteira com ativos que não sejam tão arriscados, uma ótima escolha são os tokens de recebíveis, a grande aposta de 2023 para as carteiras de investidores! 

Por que diversificar a sua carteira de investimentos com tokens de recebíveis?

Os tokens de antecipação de recebíveis são muito similares ao empréstimo formal. Você garante certo valor para o emissor do token, determinado a partir do mínimo requerido pelo projeto.

Depois disso, dentro de um período também pré-estabelecido, você tem o direito de receber o seu dinheiro de volta com o adicional dos juros ou de deságios que foram estabelecidos no processo de emissão do token.

Os tokens de recebíveis são considerados a grande aposta de 2023 para fazer parte da carteira de investimentos de muitos profissionais porque, dentre diversas vantagens, eles não possuem volatilidade alguma, os pagamentos são feitos em prazos mais curtos, são pré-fixados e rendem mais de 16,7% ao ano e 122% acima do CDI, por exemplo!

Tomando como exemplo os Tokens Confiança na Liqi: o rendimento é de 1,40% ao mês (18,16% ao ano) e você receberia seu pagamento em parcela única em menos de 3 meses. E o melhor: isento de I.R. quando o lucro em criptoativos não ultrapassa R$35 mil por mês.

Aqui na Liqi, você pode comprar seus tokens de recebíveis e diversificar a sua carteira de investimentos começando com apenas R$25! Vai ficar de fora dessa?

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr/

➜ Youtube: https://www.youtube.com/c/LiqiDigitalAssets

➜ Blog: https://bit.ly/3yLX6Xo

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqibr/

➜ Facebook: https://www.facebook.com/LiqiDigitalAssets/

➜ Newsletter: https://bit.ly/3RlNI46

Aproveite para conhecer o nosso site!

https://www.liqi.com.br/

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.