setores que tokenizam, tokenizado, tokenização de ativos, tokenização

Conheça os setores que tokenizam!

calendar_month 13/04/2021

Diversos setores já tokenizam e como algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse processo, decidimos mostrar como a tokenização já faz parte da realidade de muitas áreas.

De forma simplificada, tokenizar significa fracionar um ativo real em partes digitais. 

Esse processo é muito utilizado para viabilizar investimentos, já que praticamente qualquer tipo de bem (tangível ou intangível) pode ser tokenizado.

A tokenização de ativos apresenta diversas vantagens. No entanto, é importante destacar que nem sempre esse processo está relacionado ao mercado de investimentos

Hoje, empresas dos mais variados segmentos já utilizam esse processo para diferentes finalidades

É isso que vamos apresentar para você!

Setores que tokenizam

A seguir, listamos os setores que tokenizam e explicamos de que forma cada um deles está se tornando tokenizado.

Área da saúde

A segurança que a tokenização garante às informações tem contribuído cada vez mais para que empresas do setor de saúde.

Elas utilizam o processo para oferecer um atendimento ainda melhor aos seus clientes.

Atualmente, operadoras de planos de saúde estão utilizando os tokens para confirmar consultas e exames, evitando, assim, problemas com fraudes

Além disso, em um futuro não muito distante, a tokenização permitirá que o histórico clínico dos pacientes seja sempre atualizado e possa ser acessado em atendimentos de qualquer lugar do mundo.

Agronegócio

A tokenização de ativos acontece dentro da blockchain. Para o setor do agronegócio, essa tecnologia apresenta uma série de vantagens e oportunidades. 

Uma delas é a possibilidade de tokenizar os direitos de uma safra de vegetais ou de grãos e, até mesmo, a produção de um rebanho.

A tokenização também permite que negócios do ramo da pecuária e agricultura consigam rastrear toda a sua cadeia produtiva.

Assim, têm maior controle, segurança e eficiência sobre os seus processos.

Mercado esportivo

O mercado esportivo faz parte dos setores que tokenizam e é um dos que mais tem tirado ótimo proveito disso. 

Alguns clubes de futebol já usaram de tokens para captar investimentos de maneira muito mais rápida e oferecer retornos para os investidores (que são muitas vezes torcedores).

O time de futebol Legia de Varsóvia, que detém o recorde de maior número de vitórias da liga Polonesa, lançará um token chamado $LEG, por exemplo.

Este token concederá o direito a voto em várias decisões do clube e os detentores do token poderão participar de jogos, competições e experiências exclusivas.

Logística

O ramo da logística costuma envolver muitas etapas e empresas em seus processos.

Sendo assim, algo que poderia ser burocrático e estar suscetível a uma série de problemas se torna muito mais seguro e eficiente com a utilização da blockchain.

Por meio dessa “cadeia de blocos”, é possível unificar o sistema de rastreamento em apenas uma rede. 

Além disso, as empresas que participam do processo de entregas conseguem buscar todo tipo de informação tokenizada em uma única fonte e decidir questões importantes, como carga, rota e preço do frete.

Tudo isso por meio de um consenso, que é registrado e validado pelos Smart Contracts.

Com esses exemplos de setores que tokenizam, é fácil perceber que a tokenização já é uma realidade!

Quer saber mais sobre tokenização de ativos? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.