mercado cripto, podcast, talkenização, retrospectiva

Talkenização #013: Mercado Cripto: retrospectiva 2021 e expectativas para 2022

calendar_month 08/02/2022

A nova temporada do nosso podcast, o Talkenização, vem com muita novidade por aí, começando pela estreia da nossa nova apresentadora, Flávia Jabur. E, no episódio de estreia, ela convida Felipe Escudero, do canal BitNada, para fazerem uma retrospectiva do mercado cripto em 2021 e quais são as expectativas para esse ano.

Como foi o ano de 2021 para o mercado cripto?

O ano de 2021 para o mercado cripto já começou pegando fogo, com o Bitcoin atingindo patamares nunca antes vistos, para a felicidade dos entusiastas da criptomoeda e das pessoas que estão inseridas no mundo dos investimentos cripto. 

Esse crescimento, que começou com o atingimento do topo histórico em dezembro de 2020, foi um alívio, uma vez que, com o início da pandemia, não só o mercado cripto, mas diversos outros setores derreteram

Além disso, com Elon Musk, através da Tesla, comprando parte do patrimônio da sua empresa em Bitcoins, ficou cada vez mais claro que cripto é o futuro, que grandes players do mercado tradicional estão apostando alto nessa tecnologia e que não é uma tendência passageira.

Outro grande destaque do mercado cripto no primeiro semestre do ano foi El Salvador sendo o primeiro país no mundo a aceitar o Bitcoin como moeda legal em seu território, permitindo que a criptomoeda fosse transacionada sem encargos e sem ganho de capital.

É curioso observar que, em El Salvador, 70% da população são desbancarizadas, não tendo cartões de crédito, contas em bancos e estando à margem do sistema financeiro. Com a entrada do Bitcoin, essas pessoas podem fazer parte da economia apenas com o uso de aplicativos no celular.

Para além do Bitcoin, outros destaques de 2021 foram os NFTs, os DeFi, jogos play-to-earn e diversos outros tipos de criptoativos.

E o que o ano de 2022 guarda para o mercado?

Apesar de o ano de 2022 não ser necessariamente o que trará grandes inovações, veremos muito o fortalecimento do que já veio crescendo em 2021. Entretanto, uma grande expectativa para esse ano é a criação de Blockchains exclusivas para a criação de Smart Contracts.

Sobre o metaverso, apesar de ser um assunto que está na boca de muitas pessoas e empresas grandes estão buscando seus espaços, o futuro dele ainda é uma incógnita, principalmente por estar no início. Mas pode ter certeza que é algo que irá ganhar cada vez mais espaço em 2022!

Outra grande tendência é a transparência cada vez maior. As pessoas não querem mais corretoras, empresas e aplicativos que não escondem dados, para que seja possível saber onde e quanto vale o seu dinheiro.

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

 

Outros artigos

Tendências da securitização com o uso da tokenização e da blockchain | Gabriel Lopes

Gabriel Lopes (Head de Originação e Distribuição da VERT Capital) explora a evolução do mercado de capitais no Brasil, destacando o papel...

19/07/2024

Saiba mais

FIDC e TIDC: diferenças de estrutura, custos e funcionamento | Alexandre Freitas

Alexandre Freitas explora os detalhes do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), como ele é regulamentado pela Comissão de Valores...

05/07/2024

Saiba mais
O que é alavancagem financeira; O que é alavancagem financeira para empresas; Benefícios e riscos da alavancagem financeira para empresas; O que é alavancagem financeira para investidores; Benefícios e riscos da alavancagem financeira para investidores; O que é Grau de Alavancagem (GAF); Empresas alavancadas; Investidores alavancados

O que é Alavancagem Financeira para empresas e para investimentos

A alavancagem financeira é um conceito fundamental tanto para empresas quanto para investidores, oferecendo a possibilidade de ampliar ganhos...

02/07/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.