talkenização, podcast, criptomoedas, criptoativos, investir, mercado cripto

Talkenização #14: Como escolher as melhores criptomoedas para o seu perfil?

calendar_month 15/02/2022

O mercado cripto vem ganhando cada vez mais destaque ao longo dos últimos anos e mais pessoas mostram desejo em fazer parte dele a cada dia que passa. Para isso, é importante entender alguns aspectos sobre você mesmo como investidor antes de sair escolhendo as criptomoedas que deseja.

No episódio de hoje do nosso podcast, a nossa host, Flávia Jabur, recebe João Hazim, da EscolaCripto, para falarem mais sobre a importância de fazer uma boa avaliação antes de comprar criptomoedas!

Quais os primeiros passos para comprar criptomoedas?

Primeiramente, é importante desmistificar que o mercado cripto vai enriquecer você rapidamente, igual muitas pessoas acreditam. Claro que você pode ter a sorte de comprar um criptoativo barato e ele explodir de valorização, mas é importante trabalhar com as possibilidades mais reais. Não conte com a sorte quando estiver fazendo investimentos.

Em seguida, é fundamental estudar o mercado para entender minimamente como ele funciona, além de saber mais sobre os principais tipos de ativos, quais as oportunidades oferecidas e os riscos.

Sim, qualquer tipo de investimento contém riscos e, quanto mais você estudar sobre o funcionamento do mercado, menos exposto a eles estará e saberá lidar com momentos de crises sem grandes perdas do seu patrimônio.

É importante, também, entender que o mercado de criptomoedas ainda é bastante volátil se comparado ao tradicional. Se você estiver atento aos ciclos dele, saberá aproveitar melhor a hora de comprar ou vender as criptomoedas e montar uma boa estratégia de investimento.

Como realizar a avaliação das criptomoedas?

Como qualquer outro tipo de investimento que você for realizar ao longo da vida, a avaliação das melhores criptomoedas começa no aprofundamento do conhecimento sobre aquela que você escolheu para investir.

As principais do mercado são o Bitcoin e o Ethereum, mas existem diversas outras menos conhecidas e é preciso saber mais sobre elas, e não apenas o valor de mercado, mas, por exemplo, quem são os responsáveis por tocar o projeto daquela criptomoeda.

Existem diversos níveis de profundidade na avaliação das criptomoedas. Você pode, simplesmente, entrar na página do projeto e ler as informações presentes, como a maneira que ela funciona e o time responsável. Mas também é possível fazer uma pesquisa mais profunda e se debruçar sobre o criptoativo, o método do projeto, as pessoas envolvidas, indo atrás em redes sociais, observando como elas interagem com as pessoas e muito mais.

Por fim, é importante avaliar a importância do criptoativo para o ecossistema do qual ele fará parte. Será que as criptomoedas ou tokens que farão parte dele são necessários? Será que o ecossistema consegue funcionar sem eles? Será que haverá demanda no mercado secundário para esses ativos?

Não deixe de ficar atento, também, ao perfil da comunidade que está apoiando o projeto do criptoativo escolhido. São pessoas que apenas falam de preço e ficam especulando ou estão realmente empolgadas com o desenvolvimento do projeto e oferecem boas ideias que farão as criptomoedas ou tokens evoluírem no mercado?

Se a resposta for, em sua maioria, a primeira opção, é bem pouco provável que aquela aplicação tracione. E, se isso não ocorre, ela apanha, assim como o preço do criptoativo também.

Como escolher os melhores criptoativos para o seu perfil?

Conforme você vai aprendendo com o mercado, consegue entender quais as melhores estratégias para o seu perfil de investidor. Esse aprendizado nunca acaba, uma vez que o mercado cripto se transforma constantemente. Pode ter certeza que o seu perfil no momento que entra no mercado será totalmente diferente daquele quando possuir anos de experiência.

Para escolher as melhores criptomoedas para o seu perfil, é necessário entender qual a sua estratégia no momento de realizar os investimentos. A estratégia é fundamental, tanto no mercado cripto quanto no tradicional.

Existem investidores que pensam a longo prazo, existem aqueles que gostam de arriscar em investimentos de curto prazo… Vai depender da sua tolerância a riscos. O importante é não abandonar a sua estratégia por influências externas, desde que ela faça sentido, e realizar ajustes necessários ao longo do caminho!

Por último, mas certamente não menos importante, cuidar do emocional é essencial quando você considera entrar no mercado cripto. É preciso, em muitos momentos, segurar as emoções e agir com a razão para lidar com a volatilidade, ganhos, perdas e outros acontecimentos.

Não dá pra prever como o mercado irá agir, mas, quando você conhece melhor o funcionamento dele, mais estará preparado para lidar com os altos e baixos e tirar o melhor disso!

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

 

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.