
Talkenização #016: DeFi: qual o futuro das finanças descentralizadas?
calendar_month 08/03/2022
O DeFi já é um tema bastante debatido para quem está inserido, de alguma forma, no mercado cripto e tradicional. Você mesmo já deve ter ouvido falar a respeito disso.
Com as mudanças pelas quais o mercado está passando, o futuro das finanças descentralizadas vem sendo bastante debatido. E elas serão o tema do episódio de hoje do nosso podcast, com a nossa apresentadora, Flávia Jabur, recebendo Caio Vicentino para baterem um papo sobre!
O que é DeFi?
Podemos entender o DeFi como um conjunto de aplicativos presentes em uma Blockchain que tentam replicar funções de instrumentos presentes no mercado financeiro tradicional, como bolsas de valores, corretoras e outros tipos.
A diferença é que, dentro da Blockchain, não existiriam intermediários e as ações seriam realizadas por softwares, tornando tudo mais rápido e prático, já que esses instrumentos, uma vez instalados na cadeia de blocos, poderiam ser utilizados sem a necessidade de permissões de terceiros.
É a verdadeira proposta do mercado cripto: diminuir cada vez mais a necessidade de intermediários nas transações e colocar o poder na mão de quem mais precisa!
Afinal de contas, os DeFi são úteis?
A resposta é sim!
Por permitirem que qualquer pessoa no mundo acesse serviços financeiros fornecidos em Blockchains públicas, as aplicações DeFi se mostram extremamente úteis, principalmente por eliminar intermediários e barreiras de acesso.
Essas aplicações têm a capacidade de liberar serviços financeiros necessários, incluindo a capacidade de pegar fundos emprestados, obter empréstimos, depositar fundos em uma conta-poupança ou negociar produtos financeiros complexos. E tudo isso sem a necessidade de permissões ou de abrir contas em bancos.
Em DeFi, qualquer um pode acessar esses serviços financeiros fundamentais e necessários para seu desenvolvimento econômico, independente de limitações geográficas, tecnológicas, governamentais, de gênero, educação ou outros.
Qual o futuro das finanças descentralizadas?
Usando como exemplo uma simples ida ao restaurante. Caio diz que você poderia ir a um restaurante, daqui a uns 10 anos, e, possuindo a sua carteira cheia de tokens e criptos, ele poderia escolher com qual ativo ela pagaria. Só que o restaurante pode não aceitar esse ativo como pagamento.
É aí que entraria algum serviço por trás que cuidaria de todo o câmbio por trás da operação. Eventualmente, chegaríamos a esse nível de escalabilidade. A mudança é feita aos poucos, mas está acontecendo.
Cada vez mais pessoas estão se interessando pelo mercado cripto e a liberdade que ele oferece para a realização de transações.
Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!
Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.
Outros artigos

Investimentos atrelados ao CDI: como funcionam e qual escolher entre pós ou pré-fixado?
Os investimentos atrelados ao CDI são amplamente utilizados por investidores que buscam segurança e previsibilidade na rentabilidade. No...
17/03/2025
Saiba mais
Imposto de Renda 2025: como declarar tokens de ativos
A declaração do Imposto de Renda gera dúvidas todo ano, especialmente quando o assunto envolve investimentos digitais, como tokens referenciados a...
05/03/2025
Saiba mais
O que são emissões, classes e séries em operações estruturadas?
Os títulos de dívida são instrumentos financeiros para empresas e governos que buscam captar recursos para financiar suas atividades, projetos ou...
24/02/2025
Saiba mais
Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!
Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.