organizar suas finanças. gestão financeira, investir em cripto, investimentos, criptoativos

Talkenização #029: Saiba como organizar suas finanças!

calendar_month 14/06/2022

Investir em cripto é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos últimos anos. Entretanto, muitas pessoas acabam metendo os pés pelas mãos na ansiedade de ganhar dinheiro logo e não pensam em como organizar suas finanças antes de começar.

Flávia Jabur conversa com Junio Queiroz, especialista em Finanças Pessoais e Gestão de Riscos, sobre a importância de realizar uma boa gestão financeira e se organizar para poder realizar seus sonhos e construir um patrimônio para as próximas gerações.

Como dar os primeiros passos para organizar suas finanças?

É claro que podemos ser influenciados pelo meio em que vivemos, com diversas pessoas nos bombardeando por todos os lados e dizendo sempre que é necessário investir, poupar, construir patrimônios…

Mas, antes de sequer considerar investir seu dinheiro, você precisa se perguntar para que vai aplicá-lo. Pare e reflita.

Ter um objetivo é o primeiro passo para que você faça investimentos bem-sucedidos. Assim, é possível realizar uma análise da sua situação financeira atual e fazer um bom planejamento.

O segundo passo é realizar esse planejamento financeiro. Passe um pente fino e anote tudo o que você tiver, como bens (automóveis, imóveis, etc.), capital (quanto de dinheiro tem disponível), as suas despesas e dívidas (prestações, cartões de crédito, contas, etc.) e absolutamente tudo que seja importante para entender seus ganhos e gastos e o que pode ser destinado aos investimentos.

Essa análise minuciosa é essencial para que, quando os investimentos forem realizados, você não seja prejudicado ao utilizar dinheiro que poderia fazer falta.

Entenda que não é necessário juntar uma grande quantidade de dinheiro para começar a investir. Com um bom planejamento financeiro, você pode começar com pouco e, dando pequenos passos, ir construindo a sua carteira de forma diversificada conforme entende como o mercado funciona. Os criptoativos são uma ótima opção de baixo custo para começar.

Qual a importância de ter uma boa educação financeira?

Uma boa educação financeira é essencial para que você não perca dinheiro, tenha gastos desnecessários e não consiga juntar a quantia necessária para realizar seus planos de vida.

Quando você sabe organizar suas finanças e possui uma boa educação financeira, não precisará acabar enrolado em dívidas, pagando juros, pegando empréstimos e não conseguindo juntar dinheiro para realizar seus sonhos ou construir seu patrimônio para ter um futuro seguro, tanto para você quanto para sua família.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas que podem ser uma mão na roda no momento de você organizar suas finanças e montar seu planejamento financeiro. Temos desde planilhas até aplicativos e outros que serão grandes amigos no momento de dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.

Com o surgimento dos criptoativos, as formas de realizar investimentos se tornaram bem mais amplas e democráticas. Não é mais necessário ter um grande patrimônio, um negócio multimilionário, ganhar na loteria ou ter uma herança. Dentro das possibilidades de cada perfil de investidor, todos podem fazer parte do mundo dos investimentos!

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

 

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.