podcast, talkenização, mercado cripto, recessão

Talkenização #041: Recessão? Saiba o que esperar do cenário econômico global!

calendar_month 06/09/2022

Estamos vivendo um dos momentos mais tensos da história, em que todo o mundo passa por crises, guerras, ameaças de recessão em alguns países e diversos outros fatores que acabam afetando todo o funcionamento da economia global, como foi o caso do mercado cripto e a queda do Bitcoin, por exemplo.

Flávia Jabur conversa com Lorenzo Frazzon, economista, consultor e analista financeiro, para falar mais sobre como está o cenário econômico do mundo atualmente e quais os principais desafios para quem está inserido no mercado financeiro.

O que é a recessão?

Recessão é o termo utilizado para indicar que o ciclo econômico de um país entrou em uma fase de encolhimento, em que uma série de indicadores econômicos, como o nível de produção, a taxa de desemprego e a renda familiar média, demonstram uma redução na atividade econômica. Em outras palavras, uma recessão ocorre quando a produção e o poder de compra despencam.

O indicador mais comum que pode apontar uma recessão econômica é o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de toda a produção no país. No Brasil, é divulgado a cada três meses pelo IBGE.

Entretanto, antes da recessão temos um cenário que é conhecido como recessão técnica, quando o PIB fica negativo por dois trimestres consecutivos. É o caso dos Estados Unidos no começo deste segundo semestre de 2022. Assim, é gerado um alerta global. Se o cenário continuar, podemos entrar em uma recessão econômica de fato.

A recessão econômica é o agravamento da recessão técnica, um cenário em que a economia está fortemente impactada, com vários setores escolhidos por um período prolongado, diminuindo a renda e aumentando o desemprego.

Como se proteger em um cenário global incerto?

Com o clima tenso ao redor do mundo, vemos a recessão técnica chegar nos EUA, os atritos entre Rússia e Ucrânia, a China vindo com tudo e muito mais, fazendo a economia global dar uma balançada.

Com isso, entendemos a importância cada vez maior de ter uma carteira de investimentos diversificada para se proteger nesses momentos de tensões e crises globais, para que as perdas sejam minimizadas e os ganhos maximizados.

Em cenários de recessão ou com a possibilidade de uma ocorrer, é bastante comum vermos o perfil de investidor ficar mais conservador, com pessoas se arriscando menos e se mantendo na área segura, como é o caso dos investimentos de renda fixa.

É nesses momentos que indicamos os criptoativos como opções seguras, principalmente se você possui uma estratégia a longo prazo. Se você adotar uma estratégia a longo prazo e focar no holding, dificilmente será afetado por esses períodos de crise. Claro, se souber analisar o mercado e as suas movimentações e manter o controle emocional.

Estudar constantemente o mercado cripto, os tipos de investimentos e estratégias é fundamental para se manter atualizado. Se você mergulhar de cabeça no mercado cripto sem entender nada, apenas pelo hype e pela vontade de fazer dinheiro rápido, estará cometendo um dos maiores erros da sua vida como investidor.

Como investir a longo prazo?

Caso esteja começando, você pode, por exemplo, comprar Bitcoins aos poucos, ao longo das semanas e meses, de acordo com a sua estratégia. Não precisa pegar todo o seu capital disponível e investir tudo de uma vez. E, ao estabelecer essa constância, se manter fiel ao que traçou será essencial.

Assim, você terá mais paz e não deixará se afetar pelas altas e baixas que o mercado cripto passa. É só olhar no gráfico do Bitcoin ao longo dos anos. Como ele é uma criptomoeda que tem fundamentos fortes, dá pra entender como funciona. 

O importante é: se você quer investir no mercado cripto, dê os primeiros passos agora, nem que sejam de formiga, apenas para entender como funciona. Não olhe para trás no futuro e se arrependa de não ter feito parte da revolução.

Se interessou? Você também pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do nosso podcast!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram e o nosso canal no YouTube.

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.