Entenda como declarar seus criptoatovos No Imposto de Renda 2023

Declaração de cripto no Imposto de Renda 2023 | com Ana Paula Rabelo | Talkenização 058

calendar_month 31/01/2023

Com a crescente popularidade dos criptoativos no Brasil e no mundo, como declarar investimentos em cripto no Imposto de Renda se tornou uma pergunta de grande importância para aqueles que investem nesses tipos de ativos. 

E, com a proximidade do prazo para entrega da declaração de 2023, é fundamental estar bem informado sobre como declarar suas criptos de forma correta e evitar problemas com a Receita Federal.

Já falamos aqui sobre a taxação de imposto sobre investimentos em renda fixa. Neste episódio do Talkenização, a especialista em impostos Ana Paula Rabelo explica de forma clara e objetiva como os investidores devem declarar investimentos em cripto no Imposto de Renda 2023.

No que se atentar na hora de declarar investimentos em cripto

Ana Paula começa destacando que todas as criptomoedas devem ser declaradas na ficha de Bens e Direitos, utilizando o código específico para cada tipo de cripto. Ela ressalta que é importante informar a quantidade e o valor em reais de cada cripto que o investidor possui. Além disso, a especialista lembra que o valor declarado deve ser o valor de aquisição da cripto, e não o valor de mercado atual.

A consultora também explica como declarar as transações envolvendo criptomoedas, como compra, venda e permuta. Ela destaca que é importante manter um registro de todas essas transações, com data, valor em reais e quantidade de criptos envolvidas. 

Essas informações devem ser utilizadas para preencher a ficha de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, na qual deve ser informado o valor total das vendas de criptos realizadas no ano.

Uma importante orientação da especialista é que é preciso se atentar às movimentações realizadas ao longo do ano. Segundo ela, todas as movimentações de compra, venda, transferência e recebimento de criptomoedas precisam ser declaradas, inclusive as operações de trade.

Além disso, em caso de lucro obtido com a venda de criptomoedas, é necessário pagar o Imposto de Renda sobre o valor obtido. Para isso, é preciso emitir um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e realizar o pagamento do imposto.

Outro ponto importante abordado é a questão das exchanges estrangeiras. Ana Paula explica que as transações realizadas nessas plataformas também devem ser declaradas no Imposto de Renda, e que o investidor deve utilizar a cotação em reais na data da transação para calcular o valor em reais das criptos envolvidas.

Preparamos também um passo a passo de como declarar investimentos em cripto mais objetivo para quem tem dúvidas!

Organize todos os seus documentos e comprovantes

Por tudo isso que foi falado, é fundamental manter a documentação organizada e todos os comprovantes de operações realizadas com criptomoedas em mãos. Isso porque a Receita Federal pode solicitar esses documentos para comprovar a veracidade das informações declaradas.

Se você têm dúvidas sobre quem precisa fazer a declaração de criptoativos, nós temos também um artigo no blog sobre isso! 

Por fim, a especialista em impostos destaca a importância de sempre se atualizar sobre as mudanças na legislação tributária e sobre as orientações da Receita Federal. Ela ressalta que é fundamental buscar informações confiáveis e contar com a ajuda de profissionais especializados para garantir que a declaração de Imposto de Renda seja feita de forma correta e segura.

Assista ao podcast completo “Declaração de cripto no Imposto de Renda 2023” e confira todas as dicas da especialista para declarar seus investimentos em cripto da maneira correta.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto? Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr/

➜ Youtube: https://www.youtube.com/c/LiqiDigitalAssets

➜ Blog: https://bit.ly/3yLX6Xo

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqibr/

➜ Facebook: https://www.facebook.com/LiqiDigitalAssets/

➜ Newsletter: https://bit.ly/3RlNI46

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.