tokens de precatorio, precatorio, tokens, tokenização, investimentos, criptoativos

Tokens de precatório: tudo o que você precisava saber sobre eles!

calendar_month 20/01/2022

A diversificação da sua carteira de investimentos é uma das principais chaves para você alcançar uma boa liquidez e sucesso na sua empreitada. Existem diversas formas de aplicar seu capital, seja no mercado tradicional ou no mercado cripto, uma delas é os tokens de precatório.

Continue lendo o nosso artigo para saber mais sobre esse tipo de token e como o investimento em ativos alternativos pode ser o segredo para ganhar dinheiro!

O que é um precatório?

Antes de nos debruçar sobre os tokens de precatório, é importante saber o que são precatórios.

Eles consistem em títulos de pagamento que são expedidos pela Justiça para cobrar órgãos públicos municipais, estaduais ou federais que possuem dívidas, sejam elas com pessoas físicas ou jurídicas. Esses títulos representam um pedido de pagamento de uma quantia pré-determinada após condenação judicial definitiva, ou seja, quando não existem mais quaisquer maneiras de mover recursos contra quem estiver entrando com o processo.

Existe um mercado de compra e venda desses precatórios, que proporciona um desconto no valor total para aquelas pessoas que precisam receber o pagamento da dívida o quanto antes. E é aí que os investidores possuem um papel importante. Com o adiantamento desse dinheiro, eles conseguem ter liquidez nesse mercado.

A tecnologia tem permitido descomplicar toda a burocracia da operação que envolve os investimentos e os precatórios, além de controlar quem são os novos donos dos direitos de recebimento dos precatórios. Através da Blockchain, é possível criar os tokens de precatórios, fração de ativos digitais que representam esses títulos.

Como funcionam os tokens de precatório?

Ao criar os tokens de precatório, esses títulos são divididos em diversas partes que podem ser uma boa opção de investimento para pequenos investidores. É um grande passo na democratização dos investimentos, uma vez que, anteriormente aos tokens, os bancos e outras instituições financeiras disponibilizam esses títulos apenas para grandes investidores. Isso acontece porque os tokens de precatório possuem um valor unitário mais baixo, dando acesso de mais pessoas a um produto financeiro que pode trazer alto retorno para esses investidores.

Na prática, quando os tokens de precatório são criados, passam a ser uma moeda digital negociada por um determinado valor e divisível entre todos os investidores. Entretanto, por se tratarem de um Security Tokens, eles são lastreados em ativos reais (os próprios precatórios), diferente de algumas criptomoedas que só existem digitalmente.

A grande vantagem de investir nos tokens de precatório é a alta liquidez que eles trazem para a sua carteira. É possível negociar a venda dos tokens com a mesma facilidade que eles são comprados por meio de plataformas voltadas para isso.

Vale a pena investir em tokens de precatórios?

Se o seu perfil de investidor é aquele que não está aberto a realizar muitas movimentações arriscadas, mas se interessa em formas alternativas de investimentos, talvez os tokens de precatório sejam exatamente o que você busca.

Os tokens de precatório são um tipo de investimento prático, fácil e seguro, além de possuir valores acessíveis. Com base em deságio justo, correção monetária e juros de mora definidos por lei, é estimado que os rendimentos gerados por esses tokens sejam de até 16% a.a.

É importante ressaltar que qualquer tipo de investimento pode ter riscos. Como bom investidor, é importante que você conheça a maneira como o mercado cripto opera, além de buscar o máximo de informações sobre os ativos aos quais os tokens estão lastreados. Você precisa estar preparado, mesmo que seja uma possibilidade remota, para perdas caso o crédito da dívida não seja recebido. Imprevistos acontecem!

Investir no mercado cripto ainda pode ser algo muito novo para muitos investidores. Quem sai na frente é aquele que irá estar por dentro de todas as informações corretas e qual o momento certo de investir seu capital. É uma das chaves para o sucesso.

É importante ressaltar, também, que, para que você possa realizar bons investimentos, não é necessário um grande patrimônio, um negócio multimilionário, ganhar na loteria ou ter uma herança. Dentro das possibilidades de cada perfil de investidor, todos podem fazer parte do mundo dos investimentos!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização, dos criptoativos e investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.