usdc, stablecoin, stable coin, criptomoeda, investimento

USDC: saiba tudo sobre essa stablecoin!

calendar_month 12/08/2022

Uma das principais desvantagens das grandes criptomoedas é a volatilidade do seu valor no mercado. Por conta disso, foram criadas as stablecoins. Uma das principais existentes no mercado é a USDC.

Continue lendo para saber tudo sobre essa stablecoin e como ela pode ser uma ótima opção de investimento para diversificar a sua carteira.

O que é a USDC?

A USDC é uma stablecoin desenvolvida pela Center Consortium junto à Coinbase e à Circle Internet Financial. A emissão de USDC é feita pela Circle, sendo cada moeda emitida representando 1 dólar americano.

Esse dólar é mantido em contas bancárias de reserva. Dessa maneira, os investidores sempre poderão vender ou comprar o USDC por 1 dólar. Ela é a primeira stablecoin suportada pela Coinbase e possibilita que as empresas aceitem pagamentos de ativos digitais, além de permitir a movimentação de diversos setores da economia.

Originalmente, foi lançada em uma base limitada, em 2018, porém foi projetada para um momento em que as transações não precisem da utilização de dinheiro físico. É possível encontrar inúmeros usos da USDC, além de essa stablecoin oferecer uma ótima opção de refúgio para os investidores que têm receios com outras criptomoedas. 

O que é uma stablecoin?

Stablecoins são criptomoedas cujo preço é pré-fixado e que possuem valor estável, porque são lastreadas em ativos reais, como ouro ou moedas específicas, como o dólar ou euro.

Para garantir a paridade, o emissor da stablecoin se responsabiliza pela aquisição do ativo real e deve sempre manter uma reserva do ativo correspondente ao total de moedas em circulação. 

A stablecoin é uma moeda forte, que possibilita autonomia em sua custódia, que é segura, porque utiliza a tecnologia Blockchain e ainda facilita a transferência com agilidade e baixo custo.

Para que ela serve?

A stablecoin serve para manter a segurança digital, privacidade de pagamentos digitais e velocidade nas transações oferecidas pelas criptomoedas. Tudo isso, sem a instabilidade e as mudanças bruscas causadas pela volatilidade das moedas fiduciárias tradicionais.

Apesar de serem um modelo de negócio recente, elas vêm ganhando cada vez mais popularidade, uma vez que a tokenização do mercado é uma tendência cada vez maior no mundo.

O principal desafio a ser superado, no entanto, é o de fazer o público conhecer, confiar e utilizar esse sistema.

Justamente pelo receio de fazer negócios em ambientes instáveis, como o das criptomoedas, podemos observar o surgimento das stablecoins como um primeiro passo para tornar o sistema mais confiável e acessível.

Quais são as vantagens da stablecoin?

Resumindo, as 8 principais vantagens da stablecoin são:

  1. lastros firmados em ativos reais;
  2. taxas baixas nas transações financeiras;
  3. agilidade e segurança criptografada nas transferências;
  4. sem limites de valores, agentes envolvidos;
  5. negociações 24 horas por dias, nos 7 dias da semana;
  6. transparência nas negociações viabilizadas pela tecnologia blockchain;
  7. menor volatilidade e instabilidade frente às moedas fiduciárias tradicionais;
  8. atrativas para novos investidores no mercado das criptomoedas.

Quer investir em USDC? É só clicar nesse link e começar agora!

Se você quer ficar por dentro do universo cripto, siga a Liqi no Instagram e em nosso canal do YouTube!

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.