Quais as vantagens da blockchain para o mercado financeiro?

calendar_month 23/02/2024

Neste episódio do Cortes Talkenização, Guto Antunes (Head de Digital Assets do Banco Itaú) discorre sobre a importância da blockchain na resolução de inúmeros problemas que o mercado financeiro apresenta atualmente.

Guto sublinha o ganho de eficiência operacional e a redução da necessidade de intermediários nos processos de backoffice e middleoffice, além de possibilitar casos de uso que permitem liquidações instantâneas, seguras e públicas.

Um dos casos de uso mais interessantes da blockchain é a sua garantia do delivery versus payment, uma dor que há muito tempo assola as relações de compra e venda no mercado.

No entanto, ainda há desafios no cenário regulatório a serem superados para tokenização de ativos. Nesse sentido, o Itaú está buscando parcerias para entender melhor este ecossistema.

O ambiente do Drex e os testes operados neles no segundo semestre de 2024 devem ajudar a entender melhor o papel do blockchain nesta nova configuração do mercado financeiro.

Quer conferir o episódio completo sobre quais os planos do Itaú para blockchain, tokenização e cripto? É só clicar aqui!

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece? Siga a Liqi nas redes sociais!

➜ Site: https://www.liqi.com.br

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr

➜ YouTube: https://www.youtube.com/@LiqiDigitalAssets

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqidigitalassets

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Newsletter semanal: https://lps.liqi.com.br/newsletter

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.