o que é a hardware wallet, como funciona a hardware wallet, hard wallet, como funciona a hardware wallet

Hardware wallet: o que é e como armazena tokens?

calendar_month 14/07/2021

Uma wallet é, basicamente, uma carteira digital pensada exatamente para armazenar seus tokens, da mesma forma que a sua carteira física tem a função de guardar seu dinheiro, cartão e documentos. Existem três tipos: a software wallet, a paper wallet e a hardware wallet.

Mais especificamente, as wallets guardam as chaves de acesso aos tokens que você possui de modo que só você possa transacioná-los.

No artigo de hoje, iremos mais a fundo neste último tipo. Então, se quer saber mais sobre o que é e como funciona uma hardware wallet, continue lendo e descubra!

Como funciona uma wallet?

Para entender melhor como funciona uma hardware wallet, primeiramente iremos falar um pouco mais sobre as wallets em geral. Já mencionamos no início deste post que uma wallet serve para armazenar as chaves dos seus tokens. Mas como ela funciona?

É simples! As wallets armazenam chaves públicas e privadas, que são longas sequências alfanuméricas e servem para acessar seu saldo.

Enquanto a chave pública você pode compartilhar com outras pessoas para realizar transações, a chave privada é de uso individual. Ou seja: não compartilhe com ninguém. É como se fosse a sua senha do banco ou a senha de um cofre.  

Com as wallets, você pode realizar transações, interagir com os tokens e armazenar as chaves de forma prática e segura.

O que é uma hardware wallet?

A hardware wallet é uma opção de carteira física que se assemelha a um pen drive e serve para armazenar as suas chaves de acesso aos tokens.

É importante ressaltar que os tokens em si não ficam armazenados nas wallets, mas, sim, na Blockchain. As chaves armazenadas na hardware wallet irão abrir o “cadeado” para o endereço da Blockchain onde seu token está presente.

Vantagens da hardware wallet

Uma das principais vantagens de ter uma hardware wallet é a possibilidade de interagir com seus tokens em qualquer lugar que te dê acesso à Blockchain, uma vez que você pode levar o dispositivo com você. 

E você não precisa necessariamente estar conectado na internet para isso.

Além disso, as hardware wallets são consideradas super seguras. Se estiverem bem configuradas e livres de vírus e malwares (o que pode acontecer caso elas sejam de segunda linha e você não saiba verificar a existência de riscos), podem manter seus ativos seguros mesmo que o computador em que você esteja não seja.

Ainda falando em segurança, suas chaves privadas são protegidas por um PIN e por uma frase-senha na hardware wallet. Caso alguém tome posse do seu dispositivo, se não tiver o conhecimento necessário, será praticamente impossível extrair as chaves de lá. E, como as chaves não são expostas à internet com a hardware wallet, não tem como roubá-las virtualmente.

Caso você perca a sua hardware wallet, tudo pode ser recuperado com uma frase de recuperação, que também é conhecida como uma frase-semente (ou seed phrase). Consiste em uma lista de palavras que recriam sua chave privada. Com a frase-semente, é possível mover as chaves para uma nova hardware wallet.

Entretanto, por possuírem um alto valor, ainda não são acessíveis para todos. Por isso existem outras possibilidades, como a software wallet. Você pode escolher a opção que mais combina com o seu perfil.

A carteira digital da Liqi, por exemplo, está disponível para todos os investidores cadastrados.

Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no universo dos investimentos em tokens? Acompanhe a Liqi pelo nosso Instagram!

Outros artigos

O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais
A relação entre taxa e rating no Descompliqi a plataforma de conteúdos da Liqi com Decio Bapttista

O que é Rating?: taxa, risco e retorno | Decio Bapttista

Decio Bapttista (Sócio Fundador da Liberum Ratings) aborda a função do rating de crédito e sua importância na avaliação do risco associado a...

10/05/2024

Saiba mais
O que é a área de Token Capital Market (TCM) e como está estruturada; Quais são as principais mudanças que a tokenização traz para o mercado de crédito; Quais são os benefícios para as empresas que optam por antecipar seus recebíveis por meio da tokenização; Como funciona a estruturação de crédito usando a tokenização? É diferente das abordagens tradicionais; E como isso se aplica para a securitização; Quais os principais benefícios; Como a Liqi garante a segurança e a transparência das operações de tokenização realizadas em seu mercado; Quais são os critérios utilizados para avaliar a viabilidade de um ativo financeiro para tokenização; Quando falamos em redução de custos, a gente tem como falar mais ou menos; Qual é o papel da regulamentação na promoção do crescimento do mercado de tokenização de crédito; Como a tokenização pode contribuir para a liquidez do mercado de crédito; Qual a sua visão sobre a tokenização enquanto recurso de crédito no Brasil nos próximos anos; Quais são os diferenciais competitivos da Liqi em relação a outras empresas que atuam no mercado de tokenização de ativos financeiros

O potencial do mercado de crédito tokenizado e a área de Token Capital Market da Liqi

André Pina (Chief Business Officer na Liqi) apresenta o que é a nova área de Token Capital Market (TCM), como ela está estruturada, as principais...

08/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.